Equilíbrio Alimentar

A importância dos vegetais em sua dieta

Você sabe qual é a importância dos vegetais em sua alimentação? 

A família de vegetais inclui folhas, flores, frutos, caules, tubérculos e raízes. Eles são fontes e vitaminas, minerais e fibras, alcalinizam e fortalecem o sangue, além de facilitar a digestão.

"Os vegetais são as verduras (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras) e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor); os legumes, que são frutos salgados e com semente (a abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros); os caules (aipo, aspargo e palmito); as raízes/tubérculos, que nascem debaixo da terra e incluem a batata e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras); algas marinhas (vegetais do mar); leguminosas (feijões); solanáceas (tomate, batata, berinjela, pimentão); e as frutas (que são fruto doce)"

Segundo com a  nutricionista formada pela Hunter College de Nova York, Bela Gil, o brócolis é um vegetal riquíssimo em vitaminas e minerais que ajudam na saúde dos ossos, como cálcio e manganês. É um bom remédio para prevenir problemas ósseos futuros, como osteoporose. Já a abóbora é uma das melhores fontes de betacaroteno, mais até do que a cenoura. 

Se você busca alimentos antioxidantes, coma vegetais ricos em pigmentos, frutas vermelhas, por exemplo, inhame e couve-flor.

As verduras e os legumes são ricos em fibras, vitaminas (A, complexo B), minerais (ferro, cálcio, potássio e magnésio) e têm pequenas quantidades de proteínas e gorduras. Por isso, esses alimentos devem ganhar destaque em suas refeições.

Fonte: GNT

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